RECESSO

O BLOG ENCONTRA-SE ABERTO AOS LAPSOS DE SAUDADES DE SEUS ANTIGOS MEMBROS-AMIGOS FORAGIDOS, AMADOS E MUNDIVAGANTES, OS QUAIS NÃO TEM CAPACIDADES CARDÍACAS DE ESQUECIMENTO.

terça-feira, 12 de maio de 2009

De Atenas ao Ninho do Pássaro: O esporte refletindo ou escondendo a realidade

Os Jogos Olímpicos são, com certeza, o maior evento esportivo de todos. Ao longo dos tempos vem se aprimorando, com estádios cada vez maiores e mais bonitos e com organizações sempre melhores e mais estruturadas. As Olímpiadas modernas, idealizadas pelo Barão de Coubertin no final do séc. XIX, além disso tudo, apresentaram um poder de mascarar ou refletir a sociedade em momentos importantes da história e até hoje serve como uma forma de mostrar poderio social e político (até econômico).

Desde os primeiros jogos, realizados em Atenas em 1896, esse "poder" tem se mostrado. Naquela ocasião as mulheres foram vetadas do evento, por opção do Barão. Com o movimento feminista em alta, os jogos seguintes já contaram com a presença feminina, refletindo um fato social. Ao mesmo tempo, os EUA que emergiam como potência mundial venciam os primeiros jogos. França e Inglaterra, que ainda lutavam por essa hegemonia mundial venceram as edições seguintes.
Em 1914, veio a 1ª Guerra Mundial, que durou até 1918. Ao contrário do que acontecia na Grécia Antiga onde as guerras tinham uma pausa para os jogos, os jogos de 1916 foram interrompidos pela batalha. Com os países europeus bastante prejudicados economicamente pela Guerra, os Eua se confirmaram como a maior potência econômica Mundial, bancando a reconstrução dos países do Velho Continente. Nas Olímpiadas seguintes, 4 vitórias estadunidenses.
Os Jogos Olímpicos de 1936, se realizaram na Alemanha de Hitler, numa tentativa de mostrar a superioridade ariana. A delegação alemã foi preparada para vencer, e venceu. A Guerra, novamente interrompeu os jogos, dessa vez por duas edições e os alemães foram derrotados dessa vez, afinal eles não eram tão superiores.
O que se seguiu no mundo após a 2ª Grande Guerra foi a Guerra Fria, tensão política entre EUA e União Soviética, que no esporte se revezaram nas conquistas até a queda dos comunistas em 1991, com direito a boicote dos aliados aos EUA às Olímpiadas de Moscou e boicote dos países socialistas aos Jogos de Los Angeles.
Nos anos seguintes, vitórias estadunidenses e reconfirmação da hegemonia mundial, porém, sem todo o poderio do passado. Nos últimos jogos, em Pequim, a China, em parte socialista, bataeu os norte-americanos e surgiu como nova potência, dessa vez mascarando uma realidade de subdesenvolvimento e condições de vida precária na maior parte do país asiático.
Com a grande acessibilidade e influência, o esporte, por vezes, serve para ditar o pensamento da humanidade, seja demosntrando a realidade ou só escondendo esta.

By Paul Karyia

Um comentário:

  1. realmente vergonhoso u_u (???)
    ah, tudo nesse mundo gira em torno do poder e de quem o quer, econimicamente, politicamente e socialmente falando. Que merda.

    By Ravena :)

    ResponderExcluir