RECESSO

O BLOG ENCONTRA-SE ABERTO AOS LAPSOS DE SAUDADES DE SEUS ANTIGOS MEMBROS-AMIGOS FORAGIDOS, AMADOS E MUNDIVAGANTES, OS QUAIS NÃO TEM CAPACIDADES CARDÍACAS DE ESQUECIMENTO.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

É impossivel ser feliz sozinho (8)

Estou de recesso. Não só do blog, mas também da vida. Estou doente e tenho que ficar o dia todo em casa sozinha, sozinha, sozinha. Para me sentir um pouco melhor, eu chamo esses dias de “dias de folga”. Nada de mais, apenas um descanso a mais.

Nesses meus dias de folga eu estive lendo (só porque não tenho nada pra fazer). Eu li “O pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, pela milionésima vez. E chorei pela milionésima primeira vez. No final da leitura comecei a pensar no quanto é linda aquela história e o quanto, cada vez que eu leio, eu admiro mais aquele principezinho. Eu sempre choro quando penso na morte dele. E pra me acalmar imagino que ele não morreu, mas sim foi morar em seu planeta. Aí então choro mais. Choro de pensar na solidão do pobrezinho. Ele, tão bonzinho tão sozinho, tinha como amiga aquela rosa, que à essa altura já havia sido devorada pelo bode. Bode que não duraria muito sem outras rosas para devorar. O que seria do principezinho agora? Por mim o traria para passar meus dias de folga comigo. Se não eu passaria meus dias de folga assistindo a pores-do-sol com ele.

Para mim é difícil imaginar que ele está lá tão sozinho. Mais difícil ainda é imaginar o tanto de gente que também está sozinha como ele. E a troco de que? Qual é o benefício de se afundar em solidão?

É certo que todos que estão sozinhos, estão por medo. Muitos por medo das outras pessoas, medo da influencia que elas podem exercer em suas vidas, por medo de serem machucados por elas, medo de serem abandonados por elas, medo de ser feliz de mais e serem condenados por isso.

Ninguém é condenado por tentar ser feliz. Mas é condenado por recuar quando a felicidade está a sua frente. A sentença é a solidão. Prisão esta que nos metemos sozinhos, por conta própria.

Se tiver que escolher entre a solidão ou a saudade, prefiro a saudade. Sentimento ruim, mas ao mesmo tempo gratificante. Se sentimos saudades, temos as nossas lembranças pra nos consolar. Saudade nos trás aquela sensação de que vivemos, de que temos do que nos orgulhar. Já a solidão nos da aquela sensação de... Nada.

Acredito que seja impossível viver sozinho. Nem que seja para conversar com bolas de futebol, manequins de vitrine, ou se apaixonar pelo mar, ninguém consegue viver sozinho e não morrer de solidão em seguida.

As flores tem a terra, a terra tem a chuva, a chuva tem o arco-íris e este tem sete cores. Se Até marimoon tem seu cabelo camaleônico, porque nós não podemos ter quem queremos ao nosso lado. ;]

Fugir da vida é se entregar a solidão.

Deus não culpa aqueles que querem viver, a final de contas, ele criou o homem pois se sentia só.

Dedico esse post a Paul e Ravena que estão sozinhos aqui =]

(sorriam, eu já estou voltando ;])

Cuidem-se

Adnei.

2 comentários:

  1. *chora*
    oooown, que lindoooo *-*
    e você ainda diz que não gostou.
    Pois é, algumas pessoas deixam de viver grandes momentos por medo do que talvez possam enfrentar. Mas se formos levar a vida dessa maneira, como você disse, nunca teremos o que lembrar ou do que se orgulhar, muito menos do que rir "sozinho" resgantando lembranças, sentindo saudades, e imaginando qual é a próxima loucura que cometeremos amanhã.

    By Ravena :)

    ResponderExcluir
  2. Texto interessante. Lembre-se porém que muitas vezes estar sozinho não é ser solitário... e quanto a Deus ( eis o teólogo filósofo de plantão ) se for o judaico cristão, houve um pequeno erro na colocação: Ele não criou o homem por estar só, pois se o caso for o Deus judaico/cristão Ele seria Triuno - ou seja, teria comunhão e companhia de Sí mesmo em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A criação do homem é a ação do amor ágape, não de desespero de uma mente solitária...
    Espero que seu tempo de solidão continue lhe dando a oportunidade de boas leituras ( O pequeno principe é simplesmente maravilhos ) e de meditação sobre aquele nós ideal que desejamos ser mas que o real insiste em dificultar no crescimento.
    Um abraço e boa recuperação de seu estado.

    Daniel Medeiros

    ResponderExcluir