O esporte foi inventado há 500 anos, mas chegou ao Brasil há menos de uma década. Apesar disso, as seleções brasileiras têm obtido bons resultados nos mundiais. No ínicio, o jogo consistia em jogar uma bola de bambu dentro de um círculo sem deixá-la cair.
Na década de 20, simpatizantes do esporte, introduziram a rede e novas regras para torná-lo mais competitivo.
A quadra tem 13,4m de comprimento por 6,1m de largura e uma rede de 1,55m de altura. O objetivo é passar a bola por cima da rede utilizando qualquer parte do corpo menos mãos e braços. Tudo isso sem deixar a bola bater no chão. As equipes são compostas por 3 jogadores e são permitidos três toques até que a bola passe para o lado adversário. Um mesmo jogador pode fazer os três toques e também é permitido o bloqueio, desde que o jogador não use mão ou braços e não toque a rede.
O Brasil foi campeão mundial no esporte por três oportunidades (2001, 2003, 2007).
O Takraw (como é conhecido no Brasil) é separado em modalidades: Regu (o tradicional), double takraw (com dois jogadores por equipe), o beach takraw (na praia), o hoop takraw e o chinlone, um tipo de dança.
No Brasil, o esporte é organizado pela ABT, a Associação Brasileira de Takraw. Internacionalmente, quem organiza o Takraw é a ISTAF (International Sepak Takraw Federation). Mais informações no site oficial da ABT, http://www.takraw.com.br/ .
Semana que vem tem mais...
By Paul Karyia
HUAHSUAHUSHAUHSUAHUSHUAHSUHAUHUAS
ResponderExcluirOMG! Nesses textos vejo o quanto NÃO conhecemos no próprio país O____________o
By Ravena ;)
Opa, valeu pela visita :)
ResponderExcluirEsperamos críticas, sugestões e etc...
^^
Tenha um bom domingo. Deixarei seu blog nos favoritos pra dar uma olhada com mais calma após o tradicional almoço em família.
CamilaRufine
olha O_________o ela ainda almoço à mesa com a família. O mundo não está totalmente perdido.
ResponderExcluirBy Ravena ;)