RECESSO

O BLOG ENCONTRA-SE ABERTO AOS LAPSOS DE SAUDADES DE SEUS ANTIGOS MEMBROS-AMIGOS FORAGIDOS, AMADOS E MUNDIVAGANTES, OS QUAIS NÃO TEM CAPACIDADES CARDÍACAS DE ESQUECIMENTO.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Geração fast-food;

Todos nós sabemos que a base de qualquer ser humano nesse mundo é a família. É o básico e o fundamental para que qualquer pessoa possa fazer parte de uma sociedade.

Nas famílias os hábitos e tradições mudaram muito da geração anterior até a atual. A hora do jantar, por exemplo, que na época de nossos pais, ou antes, era um momento sagrado da família - todos à mesa e juntos. Hoje almocei no sofá, e jantarei lá também, já que a tal da mesa não existe aqui em casa, literalmente.

Nos anos 60 há melhorias de condições de vida já que a maior parte das famílias foram para as cidades trabalhar em indústrias. Os rendimentos aumentam, e surge uma nossa classe social. O jantar à mesa ainda era sagrado.
A juventude nessa época já havia mudado, na década de 50 ela era bastante interventiva em qualquer assunto do seu país. Começavam a trabalhar desde cedo, seguindo o caminho de pais e avós. O maior objetivo era o casament
o. O mundo era conservador e cheios de tabus.

Nos anos 70 a maioria das famílias era constituída por filhos, mãe e pai. Hoje, menos da metade da família tem essa formação. O clímax na época era a liberação feminina, a revolução sexual. Era uma fase de descobrimento, de novas idéias e de novas perguntas. O mundo já era "sexo, drogas e rock'n'roll".

Década de 80, o dever de respeitar os pais já era mais que questionável. As drogas já eram mais que atraentes, o sexo era distribuído por esquinas. O divórcio já era aceitável.
A presença e o exemplo que ela deveria dar são quase lendas.

Anos 90 e esse amor de família virou mito. As brigas já são tantas que muitos filhos saem de casa, ou o divórcio vira a melhor opção. O objetivo da juventude não é mais casar, é curtir. Não é constituir família, mas viver para si. Menores de idade têm filhos indesejados com mais freqüência. As penitenciárias cheias de jovens e as crianças já vão para a escola pela merenda, porque lá tem mesa e o que comer em cima dela.

Hoje, nós jovens queremos tomar rumos diferentes de nossos pais, queremos ser pessoas diferentes, queremos morar o mais longe possível, mas por nem pensarmos na palavra "trabalho" ficamos socados dentro da casa deles enquanto nos é cômodo. Casar o mais tarde possível, somos a geração fast-food e hipermoderna. O mundo é mais estressado, e cada vez mais insatisfeito.

Obviamente temos que ficar felizes por tudo que conseguimos alcançar até hoje - perdemos muitos valores éticos e morais, mas com certeza ganhamos outros, progredimos. Mas será que no meio de todo esse progresso não estamos nos perdendo? Quanto mais progresso tecnológico e econômico a humanidade tem, mais regresso há em princípios.

By Ravena (;

ps¹: Este post ainda está sujeito à mundanças - ps²: Adnei, eu não estou generalizando! - ps³: Dane-se se é longo, junto com valores familiares também perdemos o interesse pelo conhecimento SÓ por conhecimento.

7 comentários:

  1. Eu adoro as gerações antigas! Parece que era mais legal, que eles tinham objetivos. Quais os nossos objetivos enquanto sociedade? Não tem graça, simplesmente!


    xoxo

    by Barbie

    ResponderExcluir
  2. Faília,família,papai,mamãe&titia! ♪

    Ravena falou e disse, os valores de hoje não são como os de antigamente, acho que se os costumes de antes, e a base sobre família tivesse permanecido, quem sabe teriamos um mundo melhor ?! ;)

    ResponderExcluir
  3. Olha.. eu acho que os princípios de antigamente não se encaixariam no mundo de hoje. Mas isso é assunto para um post, e isso é só um comentário ;]

    Adorei a foto da velha dos 8 mil gatos. Tenho um professor que ela ia amar!
    sashaushauhuahsuhaushauhsa

    Familia é um assunto complicado, e não da pra falar em apenas um post. Sugiro que você faça uma serie de postagens sobre a nossa geração fast-food. HAHA'

    Sabe... Nos seus textos sempre parece que tem mais do que dizem as palavras nele. ADOORO

    Beijo a todos

    Adnei

    ps: ah, você generalizou sim. Mas tudo bem. ahushauhsa

    ResponderExcluir
  4. HAUHSUAHSUAHUSAHUAHSUAHUSHAUHSUAHUSHAUSHUAHUSASA
    Adnei, i love you.

    é, os valores de antigamente não se encaixariam no mundo de hoje pq já destruímos boa parte desses valores.
    Ah Adnei, pra falar a verdade, eu até pensei em fazer uma série de textos falando sobre família, mas seria chato demais tanto pra mim quanto pra quem ler.

    Eu REALMENTE gostaria de ter falando muuuuuito mais, e fiz um texto sobre isso com muuuito mais. Mas pra não ficar absurdamente grande pra pôr no blog, resolvi resumiiiir e deixar as partes mais importantes.

    Acredite, tudo que eu penso e gostaria de falar sobre família não cabem apenas nessas palavras. Vai além. (uuuuuuu o____O)

    NÃO GENERALIZEEEEEEI, eu tava falando da maioria, e pra falar que não tava generalizando e me explicar ia dar um paragrafo, então eu resumi isso no p.s.² ;)

    Obrigada pra todo mundo aí xD

    By Ravena (;

    ResponderExcluir