RECESSO

O BLOG ENCONTRA-SE ABERTO AOS LAPSOS DE SAUDADES DE SEUS ANTIGOS MEMBROS-AMIGOS FORAGIDOS, AMADOS E MUNDIVAGANTES, OS QUAIS NÃO TEM CAPACIDADES CARDÍACAS DE ESQUECIMENTO.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Esportes Bizarros (I)

(tirando as teias...) Aproveitando a onda de "Extreme Ironing", o esporte em que o objetivo é passar roupas em locais extremos, resolvi procurar por mais esportes bizarros, já que sou o colunista esportista do blog. Esse é o primeiro post de uma série, que mostrará os esportes mais bizarros ou engraçados ou ridículos ou chatos do mundo. Mas só aqueles que tem uma certa organização e competições oficiais (não vale aquele que eu mesmo inventei ou o meu viznho).
Bom, sem mais delongas, pra começar, apresento-lhes o Boxadrez. É o que parece. Uma mistura de boxe e xadrez. As regras são simples: os desafiantes se enfrentam quatro minutos no tabuleiro e depois dois no ringue, vence quem der um nocaute ou um xeque-mate no adversário. Se isso não acontecer depois de onze rounds, vence quem fez mais pontos no boxe. O campeão mundial do esporte é um alemão: Iepe "the Joker", que venceu após onze rounds, quando seu adversário estourou o limite de tempo para uma jogada no xadrez.




O Esporte foi criado em 1992 (o ano em que eu nasci) na França, por um cartunista. O boxadrez possui uma confederação internacional que organizou o primeiro campeonato mundial do esporte, em 2004, na Holanda.
No Brasil, a cidade de Sant'anna do Livramento no RS tem a possibilidade de sediar o próximo mundial, segundo o jornal da cidade. O único brasileiro em condições de competir é Valmir Souza, campeão sulamericano de levantamento de peso, que tem experiência no boxe e é ótimo enxadrista.
Mais informações no site oficial da Organização Mundial de Boxadrez (WCBO - World Chess-Boxing Organisation): www.wcbo.org . O site procura novos praticantes para o esporte e tem uns vídeos legais de propaganda.. São necessários alguns requisitos como ter menos que 35 anos de idade, ser praticante de boxe, mas eles oferecem prêmios e acomodações grátis, além de cobrir todas as despesas que o esporte exigir. Não há brasileiros filiados na WCBO (é o que diz o site pelo menos).

Há algumas controvérsias nas fontes (um site brasileiro afirma que o Flamengo é campeão nacional de Boxadrez desde 1981, quando o esporte nem havia sido criado). Algumas divergem quanto ao tempo de luta e de xadrez, mas o certo é que é uma combinação dos maiores esportes de luta e intelectual, tentando a combinação ideal. O esporte está em aperfeiçoamento, há métodos para o treinamento e novas técnicas devem ser criadas, com a ajuda de neurologistas e boxeadores profissionais.
Semana que vem eu volto com um novo esporte e é isso aí.



By Paul Karyia

5 comentários:

  1. hahahahahahha, muito bom, a pessoa treina o cérebro e os músculos, tem equipe brasileira? adorei a idéia de transformar em um grupo de textos. Boa pesquisa.

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. HAUHSUAHUSHAUSHUAHSUHAUHUAHUSHUAS
    mais "útil" do que o Extreme Ironing, ao menos.

    By Ravena ;)

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas por não mencionar os brasileiros praticantes desse esporte. Editei o texto e coloquei algumas informações novas. Se puderem dar uma lida de novo. Mais esportes virão com certeza.

    By Paul Karyia

    ResponderExcluir
  4. Own... *---*

    Uma graça esse negocio.
    Devia estar nas olimpíadas.

    Andnei

    ResponderExcluir