RECESSO

O BLOG ENCONTRA-SE ABERTO AOS LAPSOS DE SAUDADES DE SEUS ANTIGOS MEMBROS-AMIGOS FORAGIDOS, AMADOS E MUNDIVAGANTES, OS QUAIS NÃO TEM CAPACIDADES CARDÍACAS DE ESQUECIMENTO.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quando eu filosofei;

Cá estava eu, folheando meus livros, buscando poesias, me afundando em poemas, sendo romântica, e por ora moderna, estava aqui decifrando filosofias e enlouquecendo com Hegel. Resolvi abandonar os poemas e me questionar, e ninguém melhor para nos ajudar nisso do que a filosofia - pena que com ela você só obtêm mais perguntas e as poucas respostas nos levam a mais perguntas. Triste filosofia essa.
Comecei com Nietzsche e suas filosofias sobre verdades e mentiras que vão além do bem e do mal, sua perseguição ao cristianismo e qualquer outra crença divina - pior que do perseguição, ele consegue, em cada letra, expor seu ódio estranho pelo suposto cristão de que tanto fala em todo canto de todo lugar, de acordo com ele, se você acredita em Deus sofre de incapacidade mental, me surpreende ter perdido tanto tempo da vida dele com com pessoas que não sabem contar até três, como ele mesmo disse. Humano, demasiado humano, über, über, unter. Nietzche me levou à Hegel e a sua confusão. Dois segundos mais tarde, relembrei Kant e seus fins que não justificam os meios.
Depois Schopenhauer e seus pessimismo, que cá entre nós, me fez rir amargamente - pensei em minhas vontades formadas por outras vontades que criaram outras vontades influenciando outras vontades nesse ciclo de sofrimento, pensei em suicídio, daí.
Descobri Hobbes e sua filosofia sobre o contrato social.
Voltei à Hegel, e encontrei Goethe. Lindo Goethe.
Pra quem se questionou tanto e nesse caminho encontrou tantos pensamentos diversos sobre tantos assuntos, Goethe foi a salvação. Pode ser que eu esteja errada, e que não tenha buscado saber tanto para afirmar tal coisa, mas suas "filosofias" diretas e objetivas, na maioria das vezes, têm mais sentido do que algumas dos filósofos acima. Seus pensamentos bem formados falando de diversas questões, sem nenhum vestígio da teoria de loucura de Schopenhauer me deixaram plenamente satisfeita.
O melhor de Goethe é que ele não se entrega de corpo e alma para alguma questão em especial, como vários homens pelos quais li que foram consumidos por suas dúvidas e perguntas, ou por suas perseguições (¬¬). Se bem que ele não foi um homem completamente centrado, sua saúde não era muito boa, e alguns amores frustrados o levaram a pensar em suicídio, mas ainda o acho um dos mais resolvidos de todos.
Ele me fez lembrar de que a Filosofia deveria ser a coisa mais inútil em nossas vidas. De que a filosofia como filosofia, espera ser inútil. Li sobre esses homens e talvez, para alguns, a filosofia tenha sido a própria desgraça. Filosofia é conhecimento, e nesse caso conhecimento só por conhecimento. Ela não deveria ter grande influência em nossas vidas. Hitler foi fortemente influenciado por ela, por Nietzsche pra ser mais exata, e não fez bem a ele nem a ninguém.
Devemos ter cuidado com a filosofia - esses próprios homens ditos filósofos, muito deles, não escaparam da pertubação que ela pode causar. Muitos de nós, como muitos deles, não temos estrutura suficiente para tal. Minhas próprias perguntas me levam ao caos, imagine se fosse Hegel.
Há certas perguntas as quais não deveríamos procurar respostas. Coisas que não deveríamos saber, pois talvez estejam muito distantes de nossa compreensão. A "verdade" de que tanto li pode estar tão além, e de fato está, não conseguimos sequer chegar ao seu superficial. E pensar sobre isso, o que nos há de servir? Aprecio todo estudo e dedicação de cada um deles, mas somos tão pequenos nesse mundo, tão minúsculos, unter(s), e todas verdades e mentiras que nos cercam não nos pertecem, são frutos de algo maior - Big Bang, Deus, seja o que for, é maior que nós. Conformem-se, filósofos e cidadães, há coisas que eu e você nunca saberemos - como os mistérios da metafísica. (66)


Filosofar é perigoso, e pior ainda é ver alguma utilidade nisso.

Por Ravena

ps: Desculpe o texto sem nexo, quando eu decido filosofar, sai isso.

7 comentários:

  1. Filosofar é perigoso, e pior ainda é ver alguma utilidade nisso.

    HUhauhuhuahuahuahuahuahuahuhauha
    Eu gostei do seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Sabe.. eu não sei filosofar.. tem horas que eu me perco nas minhas filosofias tortas! hahaha
    Suas filosofias são ótimas, e suas referencias! ;]

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. nunca estudei muito Nietzsche, mas nunca fui com a cara dele tbm. Nao tenho ideia de quem seja Schopenhauer, nem Hobbes, nem Goethe, mas tbm acho q somos pqnos demais pra tal 'verdade'.

    ResponderExcluir
  4. "Nunca estudei muito Nietzsche, mas nunca fui com a cara dele também". Concordo. :)
    Porém, curti o texto.

    ResponderExcluir
  5. Concordo quando voce diz que para certas coisas não deveríamos procurar respostas. Seja lá quem quer que nos tenha criado, nos criou sem passado e sem memória para que possamos escever nosso caminho de acordo com o livre arbítrio.

    Gosto de todos os filósofos que citou. Só uma observação, o Contrato Social de Hobes vai muito além de uma simples análise da sociedade. Ele é incrível!!

    Quanto ao Nietzsche.. bem... sou apaixonada por ele!! Me identifico com seu lado acadêmico, sua ânsia por ensinar (quero ser professora sabe...). É dele uma das frases mais utilizadas na atualidade: "O que não me mata, me fortaece". Ele tem sim um que de doido... mas quem não tem?

    Os filósofos são grandes curiosos!!! Não se contentam com simples explicações. Precisam sempre de mais!!!

    Loucos todos somos... eles tem um pouco mais de coragem em demonstrar toda essa loucura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li o bastante sobre Hobbes, só o mais básico do básico, mas talvez ele seja incrível mesmo, e pra mim, de certa forma, todos esses filósofos são. Como você disse, eles são curiosos, precisam saber de tudo e mais um pouco, mas em geral, o ser humano é assim, sempre buscando respostas. Por enquanto, só eles tiveram coragem e força o suficiente pra se aprofundarem em suas dúvidas. Só fico meio encanada pq nem todos eles se deram bem no final, talvez a filosofia, como função de vida, não seja a melhor escolha, não sei o.o'

    Ah, eu adooooro algumas frases de Nietzche, posso discordar de muitas e muitas coisas que ele pensa, mas não quer dizer que pra mim toda a filosofia dele seja inválida. Ele também foi incrível.

    Ravena

    ResponderExcluir